Rede Concepcionista de Ensino  - Escola Santa Carmen Sallés - São Paulo-SP

Escola

Santa Carmen Sallés

São Paulo-SP

Pastoral Escolar

Na Rede Concepcionista, dinamizamos a ação pastoral através da Espiritualidade Concepcionista.

O carisma Concepcionista privilegia a educação preventiva, tendo em Maria Imaculada sua fonte e inspiração, busca favorecer a formação da pessoa e a percepção de si mesmo enquanto sujeito histórico, capaz de influenciar na construção de uma sociedade justa e fraterna.

No intuito de assegurar a missão educativa Concepcionista, o Projeto de Assessoria de Pastoral quer garantir o primado de Deus através de uma formação integral e contínua dos educandos, famílias, educadores e irmãs.

"Deixai
vir a mim
os pequeninos"

Ensino Religioso

O material de Ensino Religioso da Rede Concepcionista tem o intuito de levar o aluno à reflexão, à descoberta e à vivência dos valores do Evangelho. Parte de dois principais referenciais: o antropológico e o teológico.

A criatividade e a participação do aluno são pontos relevantes da proposta. Momentos celebrativos favorecem a internalização dos valores.

O material pretende ser um caminho para criar empatia com os alunos e, com base no diálogo, transformar os conteúdos em vida.

Campanha da Fraternidade

Tema: Fraternidade e vida: dom e compromisso Lema: Viu, sentiu compaixão e cuidou dele (Lc 10,33-34) O cartaz da Campanha da Fraternidade de 2020, cujo tema é ‘Fraternidade e vida: dom e compromisso’, remete à figura de Irmã Dulce, que foi canonizada no mês de outubro de 2019. O cartaz também apresenta, ao fundo, o Pelourinho, lugar icônico da capital baiana. Padre Patrky explica que a mensagem é de “vida doada é vida santificada. A vida é um intercâmbio de cuidado”. “Por isso que a Irmã Dulce cuida. E seu modo de cuidar sinaliza uma Igreja em saída. Então, é cuidar das pessoas que estão próximas a nós. Onde estou é lugar de cuidado da pessoa, do mundo, da ecologia. Depois, o cenário faz menção à questão do mundo urbano. Amar é fazer o bem! Daí a beleza do cartaz, que está sintonizado com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no que diz respeito ao pilar da caridade”.

Projetos